FANDOM

Akira Toriyama
Nascimento 5/4/1955
Nacionalidade japonês
Área de atuação mangaká
Trabalhos de destaque Awawa World(unpublished)

Wonder Island

Today's Highlight Island

Tomato

Hetappi

Dr. Slump

Escape

Pola & Roid

Pink

Mad Matic

Chobit

Dragon Boy

Tongpoo

Dragon Ball

Mr. Ho

Lady Red

Kennosuke-sama

Sonchoh

Mamejiro

Karamaru

Wolf

Cashman Saving Soldier

Dub & Peter 1

Go!Go!Ackman

Chotto Kaettekita Dr. Slump

Tokimecha

Alien X-Peke

Bubul

Cowa!

Cashman Saving Soldier/New Cashman Saving Soldier

Tahi Mahi

Kajika

Neko Majin

Hyowtam

Sand Land

Bitch's Life

Kochira Katsushika-ku Kameari Kōen-mae Hashutsujo

Cross Epoch

Dr. Mashirito Abale-chan

Sachi-chan Gū!!

Jiya

Kintoki

Akira Toriyama (em japonês: 鳥山 明 Toriyama Akira?, nasceu em Abril 5, 1955, em Kiyosu, Aichi, Japan[1]) é amplamente conhecido e aclamado Japanese manga artist conhecido principalmente por sua criação deDragon Ball em 1984. É difícil identificar a fonte de inspiração da arte de Toriyama . Ele admira Osamu Tezuka's Astro Boy e ficou impressionado com Walt Disney's One Hundred and One Dalmatians, que ele se lembra da grande arte.[1] Jackie Chan's primeiros filmes tiveram uma influência perceptível em histórias de Toriyama.[2]

Biography Editar

Ele estreou em 1979 com a históriaWonder Island, publicado emWeekly Shōnen Jump, e ganhou popularidade para o anime e a manga Dr. Slump, originalmente serializada semanalmente emShōnen Jump desde 1980 a 1984. Em 1982, ganhou o Shogakukan Manga Award por Dr. Slump na categoria de melhor shōnen or shōjo manga series do ano.[3]

Em 1984, Toriyama foi responsável pelo desenvolvimento de Dragon Ball que foi inicialmente publicada em Weekly Shōnen Jump. Tornou-se um instante realização, principalmente a vender mais de 35,000,000 livros no Japão, Dragon Ball eventualmente tornou-se um best-seller de recorde com mais de 120,000,000 copias vendidas.[4] Além da fama japonesa, a série foi igualmente bem sucedida internacionalmente, incluindo na Europe (1988), Canada (1996) e EUA.

Toriyama é mais reconhecido pelo seu grande sucessoDragon Ball.Este trabalho foi um dos eixos para o que é aceito como a Idade de Ouro daJump. O seu sucesso encorajou Toriyama a continuar a trablhar em Dragon Ball desde 1984 até 1995. Durante esse periodo de 11 anos, ele produziu 519 capítulos, coletados em 42 volumes. Cada volume tem uma média de 200 páginas. Além disso, o benefício do mangá deu origem a três adaptações de anime,numerous feature-length animated movies, several video games, e mega-merchandising. Embora Toriyama havia planeado para acabar com Dragon Ball à muito tempo, seus editores concordaram em deixá-lo terminar a manga para que ele pudesse "tomar algumas medidas novas na vida," como ele mesmo disse.[5] A adaptação do anime terceiro, Dragon Ball GT, não foi baseada em seu mangá, no entanto, Toriyama ainda estava envolvido no projecto, supervisionando a sua produção, embora de forma limitada.[6] O anime deDragon Ball,incluindo as parcelas que se seguiram, gerou mais de 500 episódios feitos no Japão, e são produzidos e licenciados para North America e na Australia por FUNimation.

Toriyama's traço simples e senso de design o levaram a trabalhos projetando personagens para o fenomenalmente e popularDragon Quest serie de rpg's (anteriormente denominada Dragon Warrior nos EUA). Toriyama também serviu como designer de personagens para o Super Famicom RPG Chrono Trigger, um fighting game Tobal No. 1 na PlayStation (bem como a sua sequela, Tobal 2, lançado apenas no Japão), e o Mistwalker Xbox 360 exclusivo RPG Blue Dragon.

Os seus trabalhos depois deDragon Ball tendem a ser curto (100-200 page) stories, incluindo Cowa!, Kajika, e Sand Land, incluindo one-shots, como Neko Majin.

Toriyama trabalhou em uma one-shot chamada Cross Epoch, em cooperação com, One Piece creador do One Piece, Eiichiro Oda. A história é um pequeno crossover que apresenta personagens de ambos oOne Piece e Dragon Ball respectivamente.

Recentemente, Toriyama e o seu estudio começaram a desenvolver Dragon Ball Online, seguimento ao Dragon Ball manga, com Bandai Namco Games e NTL para a liberação em Sul da Korea e Japão. O jogo irá atuar como uma continuação direta do mangá, Toriyama e irá supervisionar todos os aspectos do jogo, do enredo e definição de projetos de caráter e localização.[7] Em conferência de imprensa na Coréia do Sul em fevereiro 14, 2008, Kazuhiko Torishima, o diretor de Shueisha (e editor original de Toriyama), afirmou que Toriyama esteve imerso na criação de projetos de caráter e fornecendo supervisão editorial para o jogo nos últimos cinco anos.[8]

O estudio de Toriyama chamado "Bird Studio", que é uma brincadeira com seu nome, "tori" meaning "bird". Toriyama faz quase todo o trabalho em Bird Studio; seu assistente faz principalmente fundos. O estúdio não tem sido muito ativo ao longo dos últimos anos e só tem feito ocasionalmente one-shots.

Em uma entrevista realizada em 2007 com Shōnen Jump, Toriyama revelou que ele não considera que está a ocorrer no processo de capítulos de suas histórias.[9]

Em 2009, Toriyama foi encomendado pelo Avex Trax para desenhar um retrato do cantor japonês, Ayumi Hamasaki, foi impressa no CD de sua única "Rule/Sparkle".

Selected bibliography Editar

Manga Editar

Name Year Collected
Awawa World 1977 Unpublished
Wonder Island 1978–1979 2 One-shots
Today's Highlight Island 1979 One-shot
Tomato 1979 One-shot
Hetappi 1982 1 Tankōbon, drawing lesson co-authored with Akira Sakuma
Dr. Slump 1980–1985 18 Tankōbon, reassembled into 9 aizoban in 1990, 9 bunkoban in 1995 and 15 kanzenban in 2006
Escape 1981 One-shot
Pola & Roid 1981 One-shot
Pink 1982 One-shot
Mad Matic 1982 One-shot
Chobit 1983 2 One-shots, this is not to be confused with the later Chobits, by Clamp
Dragon Boy 1983 2 One-shots
Tongpoo 1983 One-shot
Akira Toriyama's Manga Theater Vol.1 1983 1 Tankōbon
Dragon Ball 1984–1995 42 Tankōbon, reassembled into 34 kanzenban in 2004 with an altered ending
Mr. Ho 1986 One-shot
Lady Red 1987 4 One-shots, adult gag manga
Kennosuke-sama 1987 One-shot
Sonchoh 1987 One-shot
Mamejiro 1988 One-shot
Karamaru 1989 One-shot
Wolf 1990 One-shot
Cashman Saving Soldier 1991 3 One-shots - 1998, 1 tankōbon
Dub & Peter 1 1992 4 One-shots
Go!Go!Ackman 1993 11 One-shots
Chotto Kaettekita Dr. Slump 1994–1997 4 "Slim" tankōbon
Tokimecha 1996 One-shot
Alien X-Peke 1997 One-shot
Bubul 1997 One-shot
Cowa! 1997–1998 1 Tankōbon
Cashman Saving Soldier/New Cashman Saving Soldier 1998 1 Tankōbon
Tahi Mahi 1998 1 Tankōbon
Kajika 1998 1 Tankōbon
Neko Majin 1999–2005 5 One-shots, 1 tankōbon/kanzenban
Hyowtam 2000 One-shot, drawn entirely on a computer for E-Jump, a special edition of Weekly Shōnen Jump focusing on electronics.
Sand Land 2000 1 Tankōbon
Bitch's Life 2001 1 Illustration
Kochira Katsushika-ku Kameari Kōen-mae Hashutsujo 2006 1 Omake
Cross Epoch 2006 One-shot, with Eiichiro Oda
Dr. Mashirito Abale-chan (em japonês: Dr.ましりとあばれちゃん?) 2007 One-shot in Monthly Shōnen Jump
Sachi-chan Gū!! (em japonês: さちえちゃんグー!!?) 2008 One-shot in Jump SQ., art by Masakazu Katsura
Jiya 2009–2010 3 One-shots in Young Jump, art by Masakazu Katsura
Kintoki 2010 One-shot in Weekly Shōnen Jump

Jogos de vídeo (character design) Editar

Livros infantis Editar

Blue Dragon Editar

Toriyama anunciou que a sua ajuda com a realização do Blue Dragon anime pode muito bem ser a sua assistência final em anime. Em suas próprias palavras, ele disse: "A oferta para dirigir uma versão animada de Blue Dragon ocorreu em fevereiro do ano passado (2006). Studio Pierrot aproximou se de mim a respeito dele. Eu sabia que Sakaguchi havia trabalhado na montagem de equipe para produzir um jogo, embora na épocaBlue Dragon ainda não havia sido formalmente anunciada. De acordo com os materiais, que era para ser um mundo de fantasia, comoLord of the Rings, com uma visão de mundo detalhado e história. Este pode ser o meu anime final, eu estou um pouco preocupado (sobre isso). Há uma pressão incrível, mas, ao mesmo tempo, há um senso de realização - que vale a pena fazer. Blue Dragon será uma obra-prima, e não simplesmente porque eu estou trabalhando duro para isso, mas porque o pessoal está esperando nada menos".

Blue Dragon começou na TV Tokyo em Abril 7, 2007, com um elenco vocal diferente do que o utilizado para o jogo. Ela está programada para 51 episódios. Em 16 de abril de 2007,Viz Media assegurada a licença para a adaptação do anime e foi definido originalmente lançadas na América do Norte e da Europa mais tarde no ano, mas isso não aconteceu. The anime premiered in the United States, on Cartoon Network, on March 28, 2008.

Other ActivitiesEditar

Akira Toriyama colaborou com Shonen Jump para criar um vídeo de sensibilização e apoio a todos os afetados pelo terremoto de 11 de março no Japão.

Também no FANDOM

Wiki aleatória